VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

Por

Renneé Cardoso Fontenele

Fonte

fotográfica: http://www.cosmo.uol.com.br

_____

A Educação brasileira vive um momento ruim e preocupante. Ruim porque o “espírito” escolar denota desarmonia, em virtude, dentre outros fatores, de tantas agressões sofridas pelos professores. Preocupante, por não se saber até quando tais problemas serão resolvidos.

Costuma-se dizer que, quando o fruto não é dos melhores, ou se aproveita o que lhe resta de bom ou se põe fora o todo. Pois bem! Referindo-se às agressões que tanto vem assolando professores e familiares, não seria algo demasiado se dizer que o problema é de abrangência maior e que soluções para tanto ainda seriam dificílimas.

Pode-se, contudo, esboçar sugestões: minimizar o “poder” dos alunos de questionar sobre o que lhes convêm, conscientizando-lhes sobre condutas, e estas ficando sob Lei, uma vez que, para muitos alunos, a condição de argumentação professor-aluno, na atual filosofia da educação, lhes possibilita a “dizer o que quiser e fazer o que quiser”. Haver, também, uma vigilância mais eficaz nos interiores escolares e mais respaldo aos professores.

Talvez, isso iniba ações como queimar cabelos de professora; quebrar braços de coordenadora; mãe esmurrar professor; ter adicionado em sua água sonífero, pelo aluno; ser ameaçado por pais e, o mais grave, ser morto dentro do espaço escolar, por aluno descontente com avaliação de seu trabalho.

Já basta todo sofrimento do professor em realizar, da melhor maneira possível, o seu trabalho, tamanha sua dificuldade neste país. É mais do que o momento para haver a valorização devida do Professor, desde o aspecto financeiro ao pessoal. Um viva aos maiores contribuintes para evolução intelectual, moral, espiritual e social – os Professores. Abaixo a violência contra eles!!!!

Etiquetas:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: