Professora presa no Rio, por pedofilia.

Por Renneé Cardoso Fontenele

Há cinco meses que, em todo o Brasil, gestores, professores e alunos manifestaram o apoio ao dia 18 de maio, contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Veículos nacionais de informação evidenciam o abuso praticado pela professora (e não educadora, como conceituam alguns, erroneamente) de matemática Cristiane Teixeira Maciel Barreiras, funcionária da rede municipal do Rio de Janeiro. Acusada de manter relações sexuais com duas meninas de 13 anos, a professora foi presa ontem, dia 27, não negando a pedofilia praticada por ela.

Mais do que a justiça, é lamentável verificar a falta de equilíbrio emocional da professora, uma vez que, a bem da verdade, muitos são os artifícios utilizados por alunos, a fim de seduzirem professores e educadores. Contudo, como reza a Lei, e, sobretudo, os princípios morais que norteiam as ações de cada um, é da alçada do adulto não deixar-se seduzir, quando, claro, tal sedução advém do aluno.

Em suma, a professora Cristiane Teixeira Maciel Barreiras promoveu a vergonha e a demagogia, o crime e o ódio, a lamentação e o arrependimento, a desconfiança e o desequilíbrio psicológico. É muito triste e preocupante…

Abaixo, o perfil da professora em seu blog “Matemática e muito mais”:

Olá amigos,

Meu nome é Cristiane Maciel, sou professora de matemática da rede pública de ensino e tenho observado que nem sempre é uma tarefa fácil apresentar aplicações interessantes dos temas abordados em sala de aula motivando os alunos e tornando o processo de ensino-aprendizagem mais prazeroso, envolvente e significativo.

Sabemos que o conhecimento matemático é necessário em uma grande diversidade de situações, como apoio a outras áreas do conhecimento ou como instrumento para lidar com situações da vida cotidiana. É possível descrever, modelar e resolver problemas nas diversas áreas da atividade humana seja interpretando um gráfico em um jornal ou até mesmo decidindo a melhor forma de se realizar uma compra com ou sem juros.

Através do blog “Matemática e muito mais!!!” teremos a oportunidade de apresentar uma nova abordagem dos conteúdos programáticos, despertando a curiosidade de alunos e professores e contribuindo para a melhoria do aprendizado.


Etiquetas:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: