Renneé e Filha

Por Renneé Cardoso Fontenele

PARA LÁ DO AMOR

[A beleza com que a noite se fez viva ao sonhador, que aos empoçados vales tanto dedicara o soturno pensamento, semeou seus inférteis campos, brotando-lhe, no amargurado seio paternal, uma fecunda vida, deveras.]


Que aprazimento me toma o espírito do estar, do presente perecível, do ver ao longe, porvir assentado pelo sentir esmero, à medida em que o observar me distancia da solidão lúgubre, soez,  frente  às intempéries do meu pequenino haver, até percebê-lo?

Romperam-se, de modo abrupto, os grilhões que me atavam às donzelas solitárias noturnas, e a alça da Criação me pôs,  brandamente,  a grifar um sentimento infindo, luzente, apraz, amorável… valor indefinível, por ausência própria de exatidão, tamanha feitura criacional – bem o sei, pois a plenitude de seu lirismo houve de me arremeter, sorrateiramente, à extremidade de seu afeito saber.

Primeira vida minha, a prole sonhada no entornar de lágrimas sob tal fenômeno da existência. Porquanto repousa minha celestial  atenção sobre sua vistosa face; acompanham os seus vívidos olhos marinhos os meus – como os pássaros o fazem, ao resguardarem sua linhagem – , e, desmedidamente, à Criação rogo que eu perdure, a fim de lhe significar, querida filha, contemplando-a  em sua limpidez, refulgindo, ao nosso lado, com peculiar candura.

A bem de minha verdade, para o que sinto, no viço dessa nova vereda, tenra filha, não chegam as palavras, irrefletem, ao cabo, o meu assaz desejo de manifestá-lo.

Com que ânsia de expressão ora figura em meu peito  a alma já exausta de dantes, cuja fronde, de secas folhas, que a amortalhara tristonha se esvaiu? Vivera, até então, a raiz íntima do meu infortunado contemplar, no negror vão do revoar das ilusões – agora sepulta, no arcaico covão do além; esquecida, por fim, no porão de minha indelével ventura.

_____

(Texto dedicado ao nascimento da filha – 14 de dezembro de 2006 – Maria Regina)

 

Etiquetas:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: